Translate

Seguidores

9.10.10

DIA MUNDIAL DO OVO

É uma data que, em Portugal, quase todos desconhecem, mas que por todo o mundo é comemorada com várias iniciativas que procuram divulgar, de forma ampla as qualidades nutricionais do ovo.

 OVOS DECORADOS
A forma do ovo sempre inspirou os artistas. A casca dele constitui a tela de uma das mais atraentes modalidades de arte popular em muitas culturas. São literalmente inumeráveis as possibilidades de expressão artística nessa superfície. Os ovos podem ser pintados ou coloridos com lápis ou canetas, transformar-se de maneira simples, em carinhas engraçadas, enfeitadas com chapéus fantásticos, ornamentados com penas ou com lantejoulas ou ainda simplesmente tingidos em uma infinita variedade de nuances. Seja como for, a decoração de ovos é um divertimento tanto para as crianças como para os adultos.


O ovo de galinha é, desde a antiguidade, um produto sempre presente, nas suas diversas formas, na alimentação do ser humano. Os Ovoprodutos podem encontrar-se em estado líquido, concentrado, desidratado, cristalizado, congelado e ultra-congelado. Os Ovoprodutos têm algumas vantagens relativamente ao ovo em casca, nomeadamente:

    - Maior versatilidade;
    - Manipulação e distribuição mais fácil;
    - Fácil utilização e dosagem;
    - Maior segurança alimentar;
    - Poupança de tempo e de mão-de-obra.

A classificação pode ser feita tendo em conta:

1) A sua forma física e tratamento
    Congelados
    Dissecados ou desidratados, por calor ou por liofilização.
    Líquidos frescos/refrigerados, pasteurizados ou não pasteurizados
    Líquidos concentrados, pasteurizados ou não pasteurizados

2) Á sua forma de utilização
    Ingredientes: utilizados como matérias-primas para confeccionar outros alimentos, ou outros produtos industriais.
    Produtos de valor acrescentado: preparados pré-cozinhados nos quais o ovo é o ingrediente único ou o principal.
    Componentes isolados, separados por fraccionamento da gema ou clara.

3) Os seus componentes
    Compostos: Incorporam outros ingredientes distintos, contudo, os derivados de ovos estão presentes em concentração superior a 50%.
    Secos: Concentrados (20-25% de umidade), ou desidratados (3-5% de umidade)
    Primários (líquidos): ovo inteiro, gema, clara e misturas de ambas as componentes.

4) O seu período de consumo comercial
    Curto: ovoprodutos líquidos pasteurizados convencionalmente (5-12 dias, em função da temperatura de refrigeração).
    Intermédio: líquidos ultra pasteurizados (4-6 semanas) e concentrados (vários meses, a temperatura ambiente)
    Longo: ovoprodutos dissecados e congelados (pode ir até 1 ano).

CURIOSIDADES
Vou ensinar uma experiência, simples de ser feita e muito interessante. Você vai precisar de um pote (vazio) com tampa ou até mesmo um copo, de vinagre (acido acético) e um ovo.

Coloque o vinagre no pote ou copo até meio.
Coloque o ovo no seu interior e no caso de não ficar submerso em vinagre, coloque mais algum até que tal situação se verifique. 
Deixe o ovo lá dentro durante quatro dias sem lhe mexer...
Observe as bolhas de gás a formarem-se na superfície da casca do ovo ou pote.
Observe periodicamente o que acontece nas próximas horas. 
Agora retire o ovo, veja como ele está e experimente apertá-lo com os dedos, vai poder constatar que o ovo está completamente nu e que este está maior do que inicialmente. Que tal atirar com ele em cima da mesa, veja que interessante, o ovo não quebra e pula como uma bola! Isso acontece por que a casca do ovo é formada por minerais. São eles que deixam a estrutura sólida e resistente.
Quando o ovo fica submerso no vinagre, o vinagre reage com a casca e retira os minerais da casca do ovo. Deixando-a maleável como uma bola de borracha.  

-XL – gigante:  Pelo menos 73 gramas,
- L – grande: De 63 gramas a 73 gramas exclusive,
- M – médio: De 53 gramas a 63 gramas exclusive,
- S – pequeno: Menos de 53 gramas.

A clara ou albúmen
Aproximadamente 88% do albúmen é água. O restante é basicamente constituído por proteínas. A principal proteína da clara é a ovoalbúmina, que representa 54% do total proteico. A ovoalbúmina, por acção do calor, adquire uma estrutura gelatinosa, cujas propriedades são tão importantes que, apesar das frequentes tentativas em a substituir nalguns géneros alimentícios, ainda não se encontrou um substituto ideal e equiparado.
A gema
A gema contém aproximadamente 50% de sólidos, nos quais a proteína e os lípidos se repartem em quantidades iguais. Os minerais e as vitaminas provêm dos alimentos ingeridos. Por isso, a sua riqueza no ovo é relativamente variável, sobretudo nos ovos produzidos em sistemas alternativos. A cor da gema, que antigamente era um fator importante para o consumidor, depende do conteúdo de carotenoides (carotenos e xantofilas) dos alimentos, assim como outros (sintéticos ou naturais) que se adicionam à ração comercial. Os carotenoides, atualmente, gozam de especial interesse devido ao facto de serem importantes na prevenção de determinados tipos de cancro.
A casca
É uma matriz cálcica, separada do albúmen ou clara por uma membrana. Entre os seus componentes minerais o cálcio é o mais importante, encontrando-se também, mas em proporções muito menores, o sódio, magnésio, zinco, manganês, ferro, cobre, alumínio e boro. Junto a pequeníssimas quantidades de mucopolissacáridos e proteínas, que colaboram de alguma maneira para a formação da matriz, e a certos pigmentos responsáveis pela coloração. A quantidade de casca depende basicamente do metabolismo mineral. 
Por último, a casca é o produto resultante da combinação de iões cálcio e bicarbonato, de acordo com a seguinte reação: Ca2 + HCO3 ---> CaCO3 + H+.
A pigmentação e a resistência da casca diminuem com a idade da galinha. 


(ANAPO)