Translate

Seguidores

14.9.16

Areal dourado e tranquilo...

Imagens do dia em que o final do verão já começava a mudar a praia. Com o fim das férias e a despedida do verão, a praia ganha outra paisagem.
Caminhar ao longo da praia numa manhã quente de Setembro, com temperaturas ainda elevadas e águas também apetecíveis é um privilégio de quem, como eu, reside por estas paragens.
Esta aguarela, pintada com as cores de verão, dá lugar a um outro quadro: um areal dourado e tranquilo a espelhar os raios de Sol que inundam a praia e apelam a passeios e a mergulhos mais envergonhados.
Aguarela de outros tons, esta que se revela numa natureza viva, atlética e escultural. Desenho de uma outra geografia humana.
       Dia seguinte:
Palavras que nos levam ao céu.
Uma nuvem de fumo que escureceu, a partir do meio da tarde, as praias das regiões, como Praia da Rocha, do Vau e do Alvor.
A 80 km das frentes de chamas, sente-se um intenso cheiro a fumo.
Densas nuvens de fumo a sair da serra e a espalhar-se no Oceano Atlântico. Uma coluna de fumo de dimensões superiores ao tamanho da própria serra.
Nesta larga visão panorâmica, camadas de nuvens de fumo criam um flash colorido à medida que o sol se derrama atrás das cicatrizes na memória dos homens.
Não posso dizer que fosse um dia agradável ou belo o por do sol.
O tempo desliza nestas cores do entardecer. O sol, de certeza, encontrou o horizonte. 
Peço desculpa por este “atraso”, embora, de certo modo, eu nunca tenha estabelecido um prazo fixo para publicar.
Saúdo e expresso o meu grande afecto com um abraço de paz.

61 comentários:

Anónimo disse...

Gracia amigo Manuel.
Por estas bellas fotos de limpio cielo azul y tierras ocres rojizas con aroma a otoño.
Maravillo sol de despedida de verano.
Me alegra volver a leerte. Yo publiqué ayer.
Un buen día y un gran abrazo.
Ambar

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelentes fotografias com um pôr do sol magnifico.
Um abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Excelente partilha. Excelentes momentos bem retratados!
Abraço

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

belas fotos que dá para ficar com uma ideia destes momentos maravilhos.
beijinhos
:)

Silenciosamente ouvindo... disse...

Boas fotografias do nosso querido Algarve.

Eu adoro passear pela praia nas manhãs de
Setembro, mas demoro de carro 35 m. a chegar
a uma das praias mais perto da m/casa e não
se pode fazer isso todos os dias(o preço da gasolina).

Os fogos este ano foi brutal. Não sei como é possível
continuar a acontecer estas calamidades ano após ano.
Falam muito, mas volta a acontecer a mesma desgraça,
ano após ano.

Um abraço, amigo.

Irene Alves

Nequéren Reis disse...

Suas imagens é um luxo amigo arrasou, obrigado pela visita volte sempre.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Teresinha disse...

Amigo Manuel Luís,
são lindas todas as fotos. Pena que as últimas sejam tão belas por motivos trágicos.
Excelente texto a acompanhar as belas fotos.
Beijinho

Ana Freire disse...

Adorei as imagens da praia, aí a Sul... já sem as enchentes de Agosto... permitindo apreciar a praia de verdade...
Essa foto dos telhados e chaminés emergindo da areia... está simplesmente fantástica! Adoro o enquadramento e o efeito obtido...
As do por do sol... estão maravilhosas... mas realmente é lamentável, que tal efeito resulte de tão tristes motivos... fogos postos... as colunas de fumo, até foram visíveis de satélite...
Belíssimos olhares fotográficos, Manuel!
Bom tê-lo de volta, por aqui!
Um grande abraço!
Ana

Artes e escritas disse...

Bonitas fotos. Acompanhei através do sítio do Sapo as queimadas por aí e o trabalho dos bombeiros. Um abraço, Yayá.

Elda disse...

Unas hermosas fotografías de un verano que agoniza con maravillosas temperaturas y playas en su ambiente natural, acompañadas con esos atardeceres llenos de color, aunque la causa sea el humo de tantos incendios (intencionados) que destrozan el paisaje y todo bicho viviente.
Un abrazo.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, bom areal para caminhar, é ao meu gosto, os incêndios é que são o pior, a selecção de boas fotos é excelente.
Resto de boa semana,
AG

sheyla xavier disse...

Manuel
Que olhar magnífico tens das coisas belas que a natureza e a vida poe nos proporcionar. Imagem de por do sol, sempre me encanta bastante.
Beijos no coração!
DMulheresInstagram

Zilani Célia disse...

OI MANUEL!
UM LUGAR LINDO AS IMAGENS EXUBERANTES, MAS HÁ QUE TER SENSIBILIDADE PARA CAPTÁ-LAS NO MOMENTO EXATO EM QUE SE APRESENTAM TÃO BELAS POIS NA NATUREZA, A CADA SEGUNDO TUDO SE MODIFICA,
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Maré Viva disse...

Belas imagens, sem dúvida, acompanhadas de palavras inspiradas, plenas de sensibilidade.
As nossas praias com o areal a descoberto, sentindo o calor do sol em toda a sua plenitude, dão-nos uma sensação de paz e convidam a uma caminhada, com os pés chapinhando na espuma branca que se espraia suavemente.
E o por do sol? É sempre um espectáculo grandioso, com os vermelhos arrogantes empurrando os laranja e cinza que se intrometem no seu caminho.
E o Outono, com os seus tons cálidos e harmoniosos, vem chegando, pé ante pé...
Um abraço.

José Ramón disse...

Manuel Gracias por su visita Feliz domingo Saludos

Graça Pires disse...

Maravilhosas fotografias da praia e do mar de Setembro!
Uma boa semana.
Beijos.

Maria Rodrigues disse...

Magnificas fotografias.
Um abraço
Maria

Unknown disse...

Aos amigos da Leninha (blog MULTIPLICIDADE DE MIM – http://helena.blogs.sapo.pt), peço que passem pelo seu blog para se inteirarem de uma notícia.
Grata
Aninha

Smareis disse...

Que linda essa fotos, realmente é um privilegio poder apreciar uma paisagem como essa. E esse por-do-sol é maravilhoso. A natureza nós presenteia todos os dias com imagens de encher os olhos. Aqui a primavera já chega , mais parece verão, o calor está intenso.
Muito bonita as fotos.
Uma continuação de boa semana.
Bj!

Elvira Carvalho disse...

Bonitas fotografias. Esse incêndio foi um pavor. O fumo e o cheiro a queimado chegou à meia-praia em Lagos.
Um abraço

Marina-Emer disse...

Gracias ,,hace unos días recibí un cariñoso comentario tuyo...he estado enferma unos días...perdona ...ha sido un placer tu cariño y amistad ...besos

Fê blue bird disse...

E assim muda a paisagem, a um dia tranquilo segue-se outro de fogo e ferro.
Belas e atentas como sempre as tuas fotografias.

Um beijinho grato amigo Manuel.

Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

Que imagens lindas,Manuel! Amo poentes!

Parabéns pelo belo espaço,obrigada pela visita e comentário.Se gostou de meu blog,siga-me e deixe registrado nos comentários.

Ótima sexta_feira e fim de semana

Donetzka

Evanir disse...

Bem escolhido os lugares para fotos sairão belíssimas
as paisagens.
Aqui deu inicio a primavera mas o inverno continua
o planeta mudou a cara das estações.
Nessa noite no Sul do Brasil ainda esta um
frio abaixo de zero em algumas cidades.
A tempo ñ passava para te deixar um abraço por vezes a vida
da gente complica um pouco.
Deus abençoe seu final de semana abraços.
Evanir.

Teresa disse...

Precioso. Besitos.

tulipa disse...



Boa noite!

Regressaste!

Pois... estive no Algarve em Junho, fui acompanhar o meu neto no "Torneio do Guadiana"
Estive na praia apenas 2h numa manhã
Não aguentei com o calor, este Verão foi demasiado quente.
Molhar os pés....não mesmo.

Tá visto que esperaste os "Turistas" irem embora para as suas cidades e aldeias e depois foste até ao areal fazer umas fotos.

Adorei a foto dos telhados e chaminés emergindo da areia... está simplesmente fantástica!

No início de Setembro acompanhei os meus netos numa aula de surf - fiz um post sobre isso...
e aí sim, acabei por chapinhar na espuma branca
Não queria que terminasse o Verão sem molhar os pés!
...

Finalmente, parece que terminaram aqueles calores loucos
e vai-se aproximando, lentamente o Outono
que eu adoro

Um abraço e uma excelente semana
Tulipa

Ana Simões disse...

Adoro fotografia, é outra das minha paixões. Deliciei-me ao contemplar tamanha beleza, uma aguarela de tonalidades maravilhosas, que vão dos frios azuis aos quentes alaranjados.
O texto de enorme sensibilidade. parabéns pelo blog. Sou um pouco "esquiva" nas minhas visitas mas terei em conta de vir aqui espreitar de quando em vez. Boa noite.

São disse...

Belas fotos de um bonita região portuguesa !

Fica bem :)

Kasioles disse...

De regreso de mis largas vacaciones en el blog, estoy tratando de visitar a todos aquellos que me habéis dejado un comentario en mi espacio durante mi ausencia. Mil gracias por ello.
Cierto que es un privilegio poder pasear por esas playas, en un mes de Septiembre, con buena temperatura.
Nosotras, cuando hemos estado en Estoril, no hemos tenido ese privilegio, la temperatura no invitaba a tumbarse en la arena y tomar el sol que se nublaba por momentos.
Tus fotos, como siempre, son preciosas.
Te deseo una estupenda semana.
Cariños.
Kasioles

Luna disse...

É assim que gosto de ver o areal da praia com poucas pessoas, com pouco ruido, por aqui na Nazaré ainda hoje esta calor para apanhar sol, quanto à água esta gelada, um pôr do sol é sempre um m omento único.
bjs

Maré Viva disse...

E o areal dourado, continua lá...à espera dos que amam o verão e querem aproveitar-se dele até ao último momento. Bora lá?...
Bjs.

anamar disse...

Obrigada pela visita por dar a conhecer o seu "olhar".

Belo passeio.

santa noite.

Bj

Marina-Emer disse...

GRACIAS POR TU CARIÑOSO COMENTARIO ...TIENES UNAS PRECIOSAS FOTOGRAFÍAS ...ABRAZOS

Noushka disse...

Obrigado por sua passagem em minha blog, Manuel Luis, suas imagens são em particular magníficas o pôr-do-sol.
Meus cumprimentos

Majo Dutra disse...

Vim agradecer a sua participação na minha postagem comemorativa
e acabo de verificar que temos muitos amigos em comum.
Gosto de fotografia e gostei das suas.
Se estiver interessado, envio~lhe 3 sites que se dedicam à esta arte,
sendo uma das 'bloogers' de Loulé...
Excelente fim de semana.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Helena disse...

Aos amigos queridos: deixei um pequeno mimo no meu blog como agradecimento por toda a solidariedade que recebi nestes tempos tão difíceis.
Quando puderem, por favor, passem por lá!
Meu carinho a todos!
Helena

Maria Luisa Adães disse...

Fiquei feliz por o conhecer
Gostei de suas praias, da forma como lhes deu vida
e da maneira serena e bela como escreve.

Senti que de suas fotos e palavras emana uma Paz
que tanta falta faz aos nossos dias.

Escrevo pouco no google e muitas vezes não tenho tempo para responder
e depois as pessoas se sentem mal por não serem compreendidas no seu desejo, de encontrar bons amigos que respondam a suas visitas.
E eu entendo e lamento não acalentar os amigos que tenho e outros que encontro pela vez primeira.

Agradeço sua presença e suas palavras,

Maria Luísa Adães

Existe Sempre Um Lugar disse...

Resto de boa semana,
AG

franciete disse...

Olá meu querido amigo, até que enfim desta a cor da vida ao teu blogue, está maravilhoso e com as cores da vida que são as mais belas do mundo.
Obrigado meu querido amigo pelo teu comentário e pela tua visita, tenhas sempre muita saúde e alegria para captares todas estas maravilhas, beijinhos de luz e muita paz

Helena disse...

Meu querido amigo, tem um mimo pra ti no meu blog, uma pequena homenagem que prestei aos amigos blogueiros que me são tão preciosos. É claro que tu não poderias faltar. Quando puderes, passa por lá.
Meu carinho num beijo no teu coração,
Helena

Poções de Arte disse...

Bom dia, Manuel!

Vim voando do blog da querida Helena, que homenageou cada um dos blogueiros que lá estiveram. Ao ler o que ela escreveu sobre seu blog, fiquei curiosa, pois sou uma eterna apaixonada por fotografias.
E fiquei deslumbrada ao ver tão lindos céus...
Belas capturas, regadas por belas palavras, parabéns!
Abraços esmagadores e feliz final de semana.
Márcia.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Fotografias fantásticas e gostei da tonalidade dos últimos céus.
Um abraço e boa semana.
Andarilhar

Pérola disse...

Que fotografias perfeitas.

O dourado da areia encanta.

Beijo

Evanir disse...

Amigo..
Suas fotos lindas e perfeitas acredito ,
que é chegada a hora do inverno em Portugal.
A paisagem muda mas todas as estações de uma beleza impar.
Um abraço feliz final de semana.
Eva..

Jaime Portela disse...

As praias com pouca ou nenhuma gente têm mais encanto...
Excelentes fotos, gostei imenso.
Manuel Luís, tem um bom domingo e uma semana feliz.
Abraço.

madrugadas disse...

Fotos excelentes que nos convidam a ir e gostar dessas paragens.
Fiquei com saudades dessas paragens onde me sinto bem.

Ana Freire disse...

Passando para deixar um abraço e desejar uma óptima semana, pois já não passava por aqui, há algum tempo... fiquei encantada com o cabeçalho do blogue! A imagem está brutal... de boa!!!!
Tudo de bom!
Ana

Tais Luso de Carvalho disse...

Lindas fotos, e nós, por aqui, preparando o espírito para o verão - bem quente, com exceção da parte Serrana. Às vezes difícil de suportar. Mas no final, a alegria impera.
Bjs, meu amigo.

brisa48@bol.com.br disse...

BOA NOITE AMIGO MANUEL
Que belas fotos lindas.Voltantado ao meu cantinho depois de muito tempo afastada.Uma bela semana para vc.

Smareis disse...

Fotografias maravilhosas. Muito bem engradada. Excelente!
Ótima semana!
Abraço grande!
Blog da Smareis

Silenciosamente ouvindo... disse...

Amigo passei por aqui e deixo-lhe um abraço.
Irene Alves

vieira calado disse...

Lá virá o Verão, outra vez!...

Saudações poéticas!

brisa48@bol.com.br disse...

BOA TARDE MANUEL
Que belas fotos que lugar lindo.Hoje é sexta feira e um final de semana, e que você tenha grandes surpresas boas neste dia.Obrigado pela visita.

By Me disse...

Talento para registar momentos inesquecíveis! Vale sempre a pena e tu sabes captar!

Gostei de cá vir!

Abraço, Manuel!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Continuação de boa semana,
AG

Helena disse...

Manuel Luis, meu querido, que saudade de ti! Sensibilizou-me a delicadeza das tuas palavras no meu espaço. Sempre tão atencioso e gentil para comigo! Pensei chegar por aqui e ver novas fotos, mas acredito que estejas preparando alguma coisa para a próxima postagem. Ou resolveste dar um tempo maior nesta pausa?
Eu também estou sendo obrigada a dar uma parada no blog, pois nesta época do ano as atividades são tantas que não vai me sobrar muito tempo para dedicar às lides blogueiras.
Mas fico feliz com as tuas notícias, meu anjo!
Já deves estar dormindo e sonhando... Que te cheguem sonhos bonitos, coloridos, perfumados, para que a tua alma se sinta iluminada quando despertares.
Fica um beijo e muito do meu carinho,
Leninha

franciete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Hola Manuel.
Vuelvo para agradecer tu visita, disfrutar de tus bellas fotos y darte un abrazo, cuando publiques de nuevo por aquí estaré.
Ambar

Maria Glória disse...

Sabe que gosto da passagem de uma estação para a outra? O céu se mostra mais pleno, sempre sensível ao momento de transformação.
Incríveis os olhares para o entardecer.

Carmo Santos disse...

Admiro a forma apaixonada com que expões os teus sentimentos em relação a cada assunto que abordas. Não me canso de referir que só a uma pessoa com tamanha sensibilade é capaz de nos emocionar pela forma como retrata cafs situação. Obrigada pela tua generosidade e originalidade. Bjs

Carmo Santos disse...

Por lapso, existem dois erros no texto.Onde se lê " Não me canso de referir que só uma pessoa...." e ".cada".