Translate

Seguidores

10.8.17

IDA AO MERCADO

Uma ida ao mercado por dia, não sabe o bem que lhe fazia. As vendedoras acabam com qualquer mau humor. É só não passar por elas a correr. Os mercados tradicionais, com as suas vendedeiras de cabelos brancos ou pintados, sotaque carregado com aventais debruados a renda, deviam ser recomendados como um antídoto obrigatório para quem anda a precisar de alguma animação. A coisa é mais ou menos assim. Está um dia quente, uma brisa marítima levanta poeira e começa a pensar que nunca devia ter saído de casa. E, nisto, chega ao mercado. Começa a olhar para as bancas e há logo quem se dirija a si com um “ó, mor” ou um “ó, querida (o), quer alguma coisinha?”. Se for daquelas pessoas que se animam facilmente, isto já pode chegar para começar a melhorar o seu humor.
Com mais cinco minutos para gastar, a mulher de peito farto e mãos nas ancas já deve estar a dizer-lhe como cresceu ali mesmo, enquanto a mãe ou a avó, também vendedoras naquele espaço, atendiam clientes. Já cá estou há 20 anos, há 30, há 40, há 50, dir-lhe-ão e a seguir a isto só podem vir boas histórias.
Aqui, já só mesmo quem tiver um coração empedernido é que não se sente melhor do que quando estremeceu de frio ao sair de casa ou apanhou uma forte chuvada pelo caminho. E nem pense que se vai embora sem ouvir um “volte sempre, ó mor” ou “então, até amanhã”.
É isto que torna estes mercados especiais. Por mim, deixem-me ir aos mercados todos os dias. Ou, pelo menos, nos dias em que preciso de algum ânimo. Vai-se mesmo (ainda esperamos, vamos ver) reabilitar alguns por aí, façam-no em torno destas vendedoras e não para além delas. Convidem as pessoas a espreitar os mercados. Vão ao mercado com dez minutos para gastar e saiam de lá com um sorriso. E já sabe: “Ó mor, volte sempre”.
Remate de torreão circular no ângulo Sudoeste. O colorido nestes dias é especial e um atractivo inigualável na região. Considero que “a arte é um veículo para a tolerância. Através da arte a expressão pessoal é tolerada e somos nós próprios. Todos têm sentimentos diferentes e formas diferentes de nos expressarmos, vivências pessoais e formas diferentes de ver o mundo que com a arte ganham vida e comunicação. Só através das artes conseguimos expressar sentimentos aos outros. Noutras áreas a expressão pessoal é ignorada”. “Nesta aldeia global cada vez é mais urgente apelar às artes para chamar ao mundo mais tolerância”. A arte é fundamental para a educação equilibrada das nossas crianças para que continuem a ser humanas e eu espero contribuir um pouquinho com estas fotos.

Estes mercados têm uma vida e uma energia muito próprias, ainda consegue manter a sua magia e encanto.


Nascem coisas boas nestes mercados como flores na primavera, já sendo um dos meus lugares favoritos deste Algarve. Sinto-me bem aqui.
Se virmos alguma coisa várias vezes, eventualmente deixamos de vê-la.
Quando o nosso ambiente se torna demasiado familiar, é fácil esquecer-mo-nos de apreciá-lo.

42 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

É tudo isso primo e tu ... como sempre ... partilhas olhares fantásticos e escreves com alma de quem conhece bem a vida e respeitas quem te rodeia!!!
Bj

Ana Freire disse...

Adorei a reportagem fotográfica, Manuel... que tão bem capta o espírito alegre, e repleto de vivacidade... que dilui qualquer tristeza, das nossas feiras e mercados... e ser feirante... também é um modo de vida bastante duro, especialmente, naqueles mercados ao ar livre... particularmente no Inverno...
As imagens estão formidáveis! E fez-me lembrar que tenho uma série de imagens do mercado da Ericeira, que ainda não tive ocasião de deixar no meu blog... a ver se as deixo por lá, qualquer dia destes...
Adorei as palavras que dedicou às artes... ficarei com elas debaixo de olho, para qualquer dia as destacar... com um link, para aqui, evidentemente, se o Manuel não se importar!...
Beijinho! Bom fim de semana! E boas férias... se fôr o caso!
Ana

Maria Glória disse...

Começo agradecendo os seus votos no meu blog, por conta do meu aniversário. Desejo a você a familiares, felicidades.
Eu adoro ir a mercados, principalmente os das cidades. Há sim uma energia especial, muito colorido, animação, alegria. Podemos reencontrar pessoas, sem contar o mundo colorido, aromático, perfumado e tantas outras coisitas a venda. E as flores... que delícia poética um mercado de flores.
Sempre acabo me divertindo com as falas dos vendedores, sempre bem humorados.
Manuel Luis, estamos programando uma viagem para Portugal, mas ainda não temos data estipulada. Quem sabe o ano que vem.
Amigo, um beijinho e bom final de semana.

Otília Santana disse...

Olá primo eu tenho a sorte de ter um mercado mesmo em frente a minha porta.... que me dá o prazer de visitar quando tenho tempo.,..e comprar produtos mais fresquinho.... mesmo assim já Não é como á 40anos atrás gostei das fotos que também é arte beijinhos

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Linda postagem, Manoel!
Também adoro o mercado
Da cidade. Ele é um dado
De identidade. Seu papel

No comércio é o fiel
Da balança em resultado
De vida de um povoado.
E as pinturas sem pincel

Que tu fazes desse espaço
São obras que trazem o traço
De um artista magistral.

Manoel, vai meu abraço,
Meu respeito e um pedaço
De de sonho com Portugal.

Minha gratidão, Manoel Perdi Leninha, portuguesa amiga de blog e ganhei Manoel, no rastro dela. Fico feliz. Adoro Portugal. Grande abraço. Laerte.

PAULO TAMBURRO. disse...

MANUEL,

mercados são sempre maravilhosos sejam no Algarve ou por aqui no nosso Rio de janeiro,de janeiro a janeiro.
E você encontrou a definição correta quando disse que os mercados tem uma energia própria.
Uma energia contagiante e perigosa, pois, se bobearmos deixamos por lá todo o nosso dinheiro, concorda?

Um abração carioca!

Tais Luso de Carvalho disse...

Mercado é a alma da cidade, é a vida pulsando. Adoro!
Aqui na parte de cima, há exposições de arte e restaurantes famosos.
Adoro, é a primeira coisa que gosto de ver, ali tudo é autêntico!
beijo, parabéns pela sua postagem. Fotos belíssimas!

Maria Rodrigues disse...

Adoro visitar mercados e feiras.
Belíssima reportagem fotográfica.
Um abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Uma reportagem fotográfica fantástica.
Confesso que também gosto de visitar estas feiras.
Um beijo
:)

By Me disse...

Felicito-te hoje, especialmente pelo texto e pelas fotografias! Excelente reportagem! Gostei muito "oh, mor" :-)
Subscrevo tudo na íntegra!Os tecidos e as cores maravilhosas importadas das arábias e África. Tudo flutuante, elegante e de muito bom gosto!
Até fiquei com saudade de voltar às feiras!

Querido, volto sempre que possível, assídua seguidora das tuas postagens!

By Me disse...

Voltei, por ter esquecido de te felicitar pela escolha do pensamento sobre a arte! Para mim, a arte mais imediata, tal como o vinho, é a música! De qualquer forma , toda a ARTE é Maravilhosa e como alguém conhecido me dizia; " ...um autêntico orgasmo".

Beijinho; Manelito

Maré Viva disse...

Interessante, Manuel Luís, esse teu olhar! Fez me pensar...eu, que não sou nada fã de mercados, salvo o das verduras aos sabados! Talvez porque nas paragens longínquas onde nasci, não era era habitual esse tipo de mercado.Quem sabe um dia vou experimentar?... Um abraço.

A Casa Madeira disse...

Os mercados com certeza tem uma energia particular;
Quando posso sempre dou uma passada no mercado público
daqui com suas cafeterias lojinhas e pequenos restaurantes
cheios de histórias.
Tenho acompanhado as notícias a vida e a coisas como mesmo disses-tes
tem uma fragilidade; mesmo nesse ir e vir a que todos estamos inseridos
tento me lembrar disso e focar no que é mais importante porque num
piscar de olhos podemos perder tudo.
Tem um filósofo que diz assim: "Não deixe que algo de ruím aconteça
para dar valor as coisas".
Boa continuação de mês.
Abraços.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, bem....a fotorreportagem está excelente, todos os dias passo pelo mercado que belas fotos mostram, é em Olhão, todos anos a arte está presente no belo jardim junto ao ao mar.
Boa semana,
AG

VENTANA DE FOTO disse...

El tipismo y el colorido de mercado , ha sido recogido en sus fotos. Los toldos es una medida necesaria para dar sombras ante el calor del verano.

Me ha gustado mucho esta entrada.

Le agradezco su visita y comentario en mi blog. Siempre que desee pasar por él, mi ventana estará abierta.

Besos

manuela barroso disse...

O colorido de mãos dadas com a alegria, que as tuas fotos nos trazem, são o melhor bom dia ! Excelente reportagem, Manuel
Beijo

Ana Freire disse...

Votos de uma boa semana, e continuação de um excelente Agosto, aí a Sul!
Beijinho! Tudo de bom!
Ana

chica disse...

Maravilha de mercado e por lá tantas e tantas coisas legais pra ver e ...clicar! Adorei ver! abraços, lindo fim de semana,chica

tulipa disse...


MANUEL,

gostei das tuas fotos no mercado

Ui... tenho tantas fotos de MERCADOS
só que... vou andando, fotografando
não converso com as vendedoras

SEMPRE fui assim, de ficar no meu cantinho

E, agora, muito mais!
Nem disposição tenho de ir a mercados...
é mesmo a sério
(não brinques com coisas sérias)

SIM, É VERDADE: há logo quem se dirija a si com um “ó, mor”
ou um “ó, querida (o), quer alguma coisinha?”.

é assim que tenho andado
ausente e sofrida:

Distante, o meu olhar nada procura
pensando bem
nem em outros tempos,
fui alguma vez feliz
Fui deixando o tempo andar
foi passando
e eu inerte, nem reagia
no esquecimento dos dias,
caminhando de casa para o trabalho
Com a alma cheia de silêncios
a solidão me invade
e, a depressão não me larga!

By Me disse...

Voltei para revê-las, destaco a 4ª e a 7ª . No entanto, são todas bonitas.
Beijinhos e boa tarde de domingo! :-)

PN

Maré Viva disse...

Vejo que continuas de visita ao mercado...encantaste-te com alguma coisa...
Deixo um abraço.

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel,
Escrevi duas vezes um comentário.
E sumiram.
Bem, vamos ao terceiro!
Grata por tua gentileza.
E pelos +1 nos meus posts no Google.
Amei tuas batidas fotográficas.
E ir à feiras é puro encanto.
Gosto muito!
Abraços agradecidos.

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel,
Escrevi duas vezes um comentário.
E sumiram.
Bem, vamos ao terceiro!
Grata por tua gentileza.
E pelos +1 nos meus posts no Google.
Amei tuas batidas fotográficas.
E ir à feiras é puro encanto.
Gosto muito!
Abraços agradecidos.

Smareis disse...

Boa noite Manuel!
Gostei das imagens. Algarve deve ser muito bonito. Tenho um amigo que passava muita férias nas praias dai.
Esses mercado é muito bom, a gente encontra de tudo.
Desejo que o mês de setembro seja de muitas bênçãos em sua vida.
Abraços!
Um ótimo fim de semana!

Enquanto a chuva cai... disse...

Que postagem linda, Manuel. Fotos maravilhosas de um passeio encantador e cheio de vida. Parabéns, querido por mais esse belo momento.

Beijinhos.

Elisabete disse...

Uma boa reportagem fotográfica. Gostei!
Bjs

Ana Freire disse...

Revendo este belíssimo post, sobre o tema... aproveitando para deixar os meus votos de um excelente mês de Setembro, aí a Sul... e me indagando, porque é que este blogue, não aparece actualizado nas listas dos blogues favoritos... não só no meu... mas também noutros blogues... ainda não entendi...
Só me aparece como sendo o post mais recente, aqui feito, aquele em que homenageavas a música do Salvador... a partir daí, não sei porque, o teu blog não actualiza para o último post aqui publicado... assim os leitores, não têm a noção de que existem novas publicações, se apenas se basearem na lista de leitura... hás-de ver isso!...
Bjs! Tudo de bom!
Ana

S* disse...

Adoro feiras e mercados... vida, amizade, boas compras!

Maria Rodrigues disse...

Manuel passando para deixar um abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

A Casa Madeira disse...

Passando para ver as novidades.
Bom mês de setembro.
PAZ E BEM.

Sandra disse...

Obrigada pela partilha, Gostei de ver! Por vezes também vou ao mercado. Cumprimentos e boa semana!

Mariazita disse...

Não gosto particularmente de mercados mas reconheço que podem proporcionar boas fotos, especialmente pelo colorido muito variado.

Obrigada pelas boas vindas na minha “CASA”.

O problema da actualização das postagens não é de fácil resolução.
Muitas vezes a causa está no FeedBurner, que entra em “rota de colisão” e provoca essa anomalia.
A solução pode passar por retirar o FeedBurner…
Pode ser que resolva, e em qualquer altura se pode voltar a reinstalar – subscrevendo-o, de novo.
Tenho alguns seguidores com esse problema. Uma, pelo menos – a Ângela – retirou o FeedBurner e resultou.
Isto é apenas uma sugestão, sem qualquer garantia de resultado.


Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


Odete Ferreira disse...

Juraria que já tinha comentado, pois lembro-me bem de ter lido e de partilhar o teu pensamento sobre os mercados com tradição. Há um encanto especial, a saber a história e a confundir-nos o olfato.
Parabéns pelas belas fotos e pelo texto que as acompanha.
(Vim agora porque me apareceu a notificação mas estranhei ser a mesma postagem; apercebi-me que há algum problema com o blogue mas deves conseguir solucionar)
Bjo, Manuel

Ilesin disse...

Muy bellas tus imágenes que nos hacen pasear por lugares increíbles y cercanos.
Besos

Roselia Bezerra disse...

Olá!
Ver o mesmo ambiente sem a intensidade do novo pode perder-se a beleza das novidades embutidas que não percebmos antes...
Bem bonito o pensamento final!
Gosto de visitar mercados e lá encontramos muitas coisas agradáveis aos olhos.
Seja feliz e abençoado!
Bjm de paz e bem

Ani Braga disse...

Olá Manuel

Aqui temos nossas feiras livres, que pra quem gosta, também é muito divertido...


Beijos
Ani

Sony disse...

holoa manuel,muchas gracias por visitarme.me ha gustado tambien tu paseo por este increible mercado,me encanta visitar los mercados,tienen mucha magia y encanto,alli se encuentra de todo!!!!

como me ha gustado tu blog,me quedo para seguirte.
recieb un afectoso abrazo!!!!!

Smareis disse...

Que linda essa foto no topo do blog.
Parece ser uma bela praia.
Continuação de boa semana!
Beijo!

Marta Moura disse...

Belas fotos.

Catarina disse...

Onde no Algarve?
: )

Majo Dutra disse...

~~~
EXCELENTE 2018, MANUEL LUÍS.

ABRAÇO
~~~~~

Carmo Santos disse...

Não me canso de " passear" pelas tuas Batidas Fotográficas! Que belas fotos e comentários! Excelente abordagem a cada tema! Parabéns! Bj