Translate

Seguidores

5.11.10

ESCARAVELHO DA PALMEIRA


Sendo recente a invasão destes bicharocos no país, venho partilhar algumas fotos...se quiserem ler um pouco mais sobre estes sacaninhas pesquisem em escaravelho da palmeira, é uma praga que destrói em muito pouco uma palmeira, ao cortar a palmeira encontram-se centenas destes casulos no interior, estes escaravelhos têm preferência pela palmeira das Canárias, pela tamareira e palmeira de leque, cá por baixo tem estado a dar muito prejuízo, assim como em Espanha e na Madeira, chegaram com a importação de palmeiras que viraram moda por todos os concelhos algarvios para dar o ar tropical á coisa, com tantas alfarrobeiras, sobreiros e oliveiras lindas, temos de apostar sempre em plantas importadas para dar no olho...ás vezes o preço a pagar por estas modas é alto.
Casulos, escaravelho adulto que até tem um ar simpático (família dos nossos conhecidos gorgulhos) e larvas retiradas do casulo para a foto.

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade
"Com a burrice até os deuses lutam em vão."(Friedrich Schiller)
Os eternos arqui-inimigos!"A preguiça e a ignorância revoltam-se sempre contra o esforço e o talento.” (Gaspar Melchior de Jovellanos) 
Quanto ao transporte e importação de palmeiras...hum...Inglês gosta português tem. (Wink)

Sempre achei despropositada a plantação de palmeiras e muitas outras espécies exóticas nos nossos jardins, principalmente em espaços públicos... não faz sentido, está esteticamente deslocado, e gastam-se fortunas na manutenção. Os relvados são outra abominação, obviamente que acho bonitos e até gosto, mas quando penso na quantidade de água que temos de despender para os manter bonitos Mad , além dos horários completamente descabidos em que os municípios insistem em fazer as regas, dos sistemas de rega mal colocados que regam mais o asfalto que as plantas... pensar que no desperdício de um dos nossos bens mais preciosas desta forma revolta-me... ora fazem campanhas a pedir para pouparmos água ( acho corretivas), a subirem o preço da agua nos escalões de maior consumo, e depois a esbanjam-na de forma estúpida.
Felizmente cada vez é mais moda os jardins mediterrâneos, mais económicos em termos de manutenção, e mais resistentes à pragas, pois as plantas evoluíram desde sempre na presença delas... às vezes a introdução de pragas exóticas conduzem-nos de volta às origens e a valorizar o que é nosso, que sinceramente, não fica atrás das plantas exóticas. Pode ser que este simples escaravelho, com a morte anunciada das palmeiras, nos traga ainda alguns benefícios.
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE.