Translate

Seguidores

22.1.11

Várias zonas do Algarve acordaram esta semana «vestidas de branco», devido a chegada antecipada da Primavera.

Surpreenda alguém com flores! Quanto mais personalizado for o ramo, maior a emoção de quem o vai receber. Ponha-me à prova! A viatura de entrega não tem publicidade exterior de forma a garantir a máxima confidencialidade.
Uma oportunidade para desfrutar a beleza da “Amendoeira em Flor”, que anuncia uma chegada antecipada da Primavera.
As amendoeiras em flor, no Algarve, sempre foram um pretexto para a fotografia ou para um postal ilustrado. São em cada inverno uma beleza do Algarve e faz-me recordar a mais famosa das lendas, que me transporta ao imaginário da presença árabe, quando um rei, para satisfazer Gilda, a princesa nórdica saudosa da neve, mandou plantar o campo com amendoeiras…Hoje, quase todas abandonadas, as amendoeiras que plantaram teimam, anualmente, em brindar-nos com esta imagem linda. Com a suavidade inigualável das suas flores e a brancura salpicada nos campos.
Políticas acéfalas fizeram espalhar nas últimas décadas uns pinhais pela serra algarvia. Pasto fácil para a voragem dos fogos e petisco gostoso para as lagartas processionárias.
Assim se vai perdendo uma das referências patrimoniais do Algarve e assim se negligencia a amêndoa, que ainda em meados do séc. XX era um dos principais produtos algarvios de exportação…