22.1.11

Várias zonas do Algarve acordaram esta semana «vestidas de branco», devido a chegada antecipada da Primavera.

Surpreenda alguém com flores! Quanto mais personalizado for o ramo, maior a emoção de quem o vai receber. Ponha-me à prova! A viatura de entrega não tem publicidade exterior de forma a garantir a máxima confidencialidade.
Uma oportunidade para desfrutar a beleza da “Amendoeira em Flor”, que anuncia uma chegada antecipada da Primavera.
As amendoeiras em flor, no Algarve, sempre foram um pretexto para a fotografia ou para um postal ilustrado. São em cada inverno uma beleza do Algarve e faz-me recordar a mais famosa das lendas, que me transporta ao imaginário da presença árabe, quando um rei, para satisfazer Gilda, a princesa nórdica saudosa da neve, mandou plantar o campo com amendoeiras…Hoje, quase todas abandonadas, as amendoeiras que plantaram teimam, anualmente, em brindar-nos com esta imagem linda. Com a suavidade inigualável das suas flores e a brancura salpicada nos campos.
Políticas acéfalas fizeram espalhar nas últimas décadas uns pinhais pela serra algarvia. Pasto fácil para a voragem dos fogos e petisco gostoso para as lagartas processionárias.
Assim se vai perdendo uma das referências patrimoniais do Algarve e assim se negligencia a amêndoa, que ainda em meados do séc. XX era um dos principais produtos algarvios de exportação…

14 comentários:

Pizarro disse...

Que bellas imagenes ya va siendo de que los frutales florescan como bien dices la primavera se adelanta.
Gracias por tu visita.
Saludos.

Mari Carmen disse...

¿Ya llegó la primavera por el sur de Portugal? ¡Qué belleza! Imagino que por Andalucía -aunque no puedo ir a verlo - también. Es una maravilla ver los almendros vestidos de blanco. Siempre que pienso en ellos recuerdo las tierras de Granada, con sus miles de almendros, todos florecidos.

Gracias por permitirme conocer tu tierra a través de tus fotos :)

Saludos,

Marilena' disse...

muito obrigada :)


excelentes fotografias :D

Baby disse...

Maravilhosas fotos exibindo as flores mais belas e singelas que o Inverno nos oferece.
Não imagina quanto aprecio a flor da amendoeira...

Um abraço.

Pedro Jiménez disse...

Como todos os anos, a amêndoa nos deliciar com a beleza da vida, como as noivas que alertam que em menos de dois meses, com início a sério o surgimento da vida. Suas fotos são magníficas. Parabéns.

Graça Pereira disse...

Excelentes fotos. As amendoeiras em flor é já uma marca de força no Algarve. Vejo que a Primavera já abriu as portas por aí... Aqui, ainda está atrasada!
beijo
Graça

Ezul disse...

Lindas imagens! Só conheço as amendoeiras floridas dos campos de Trás-os-Montes. Vi-as em dias de Inverno mas, apesar da chuva e do nevoeiro, eram de uma beleza incrível. Imagino, por isso, os campos algarvios, onde se guarda uma memória, um saber antigo, o percurso de outros povos...
Hei-de voltar aqui, em busca de flores e sol!
:)

Canduxa disse...

Lindas as tuas amendoeiras em flor.
Uma Primavera antecipada que nos faz sonhar com sol e mar Algarvios.
É pena que a beleza dessas flores e o mano branco, parecendo neve, que elas mostravam à bela princesa nórdica seja cada vez menor.
Para ti o meu obrigado por estas imagens maravilhosas.

um abraço amigo

canduxa

Rayén disse...

Bellas fotografías de almendros en flor.Me encantan.
Fue un agrado visitar tu blog.Te seguiré.

Saludos cordiales!!

Wili y Colasina. disse...

Olá Manuel, fotos muito agradável das amendoeiras em flor, que bons tempos passados no Algarve para nós, é uma terra que amamos.
Parabéns.

mfc disse...

Que maravilha!

Multiolhares disse...

as amendoeiras em flor são de uma beleza deslumbrante, já tenho saudades da primavera
Bj

Eli disse...

Estive quase para oferecer flores um dia e depois, puff, lá se foram os motivos!

hehe

:)

LopesCa disse...

Que lindas fotos :)