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12.7.11

Jóias da coroa, cartodromo de Almansil

Manhã de Domingo no cartodromo de Almansil inaugurado pelo Ayrton de Sena, manteve a tradição de trazer até ao Algarve algumas das jóias da coroa automóvel nacionais.
Bem-vindo ao Karting de Almancil Criado em 1992, o Kartódromo de Almancil é um espaço de lazer e competição que está à disposição de todos os amantes e interessados no desporto automóvel mais acessível a todos: o Karting! Aberto todo o ano, o Kartódromo, inaugurado por Ayrton Senna, é uma réplica com 760m de extensão por 7,5m largura do antigo circuito brasileiro de Formula 1 Jacarepagua, que recebe anualmente mais de 250.000 visitantes.
O meu primeiro carro é agora um Clássico. Elegante e vitaminado, deixou-me excelentes recordações e um prazer de condução que ainda hoje lembro com afeição. Isto, apesar do seu escasso carisma e de ser, ainda agora, pouco conhecido. O meu primeiro carro foi um Autobianchi A 111. Voraz por natureza, eu tinha um truque curioso, para evitar que consumisse mais de 8 litros por cada 100 quilómetros: andar sempre no limite de acção do primeiro carburador duplo, evitando a abertura do segundo – que, quando acontecia, tornava o carro num leão rugidor em ataque permanente. Isto levava-me a raramente ultrapassar os 120 km/h.
Em 1967 Autobianchi foi 'absorvido' para o Grupo Fiat, e pouco depois, em 1969, a produção começou do A111. Esta também tinha um motor transversal dirigir as rodas dianteiras, derivado da unidade 124, com 75bhp a 5500rpm e dotando uma velocidade máxima de 155 km / h. O estilo era muito parecido com o 124/125/130/etc Fiats ... A produção total foi 56.984 carros.
O A111 diferia principalmente do 124 por ser tracção à frente e pelo motor ser transversal (como hoje é usual) e não longitudinal. Ser tracção à frente parece que lhe conferia uma habitabilidade ainda maior por não ter o túnel de transmissão. Também seria um pouco mais leve, pelo que só por isso seria mais rápido.
Parece que conseguia também mais 5 km/h do que o 124 com o mesmo motor. O eixo dianteiro, transmissão, etc. foram "aproveitados" mais tarde para o FIAT 128 Coupé.

Até pela raridade, o modelo é valioso!