Translate

Seguidores

1.1.09

"UM OLHAR PROPRIO" (texto explicativo)

Encontrar um "olhar" próprio, algo que me distinga de quem tira fotos para valorizar, é essencial. Não é a técnica nem o equipamento, mas a maneira como vejo o que me rodeia e que depois o transfiro para fotografia. É a consciência do que me rodeia e a capacidade de conseguir ver a fotografia antes de premir o botão que me torna um fotógrafo amador. Mas numa época em que vivemos rodeados de fotógrafos por todo lado, criar trabalhos originais é cada vez mais difícil. A beleza não é essencial para a obtenção de boas fotos. A busca de uma perfeição que não existe, mesmo na natureza, é limitadora. Às vezes procuro o invulgar e o que é ignorado pelos outros por ser menos belo. Não ando em veículos 4x4 nem longas caminhadas. Compete-me incutir a minha visão ou arrisco-me a mostrar fotografias dos mesmos lugares e situações já muito exploradas. O maior desafio é desenvolver um "olhar" muito próprio sem ter medo de arriscar uma visão pessoal e diferente do tema. Começo onde os outros acabam. Precisamos de mais novos olhares e menos mestres do Photoshop, de menos postais ilustrados, de mais fotografias que nos transmitam a alma e luz de um lugar qualquer. Queria tirar fotos mais espantosas, mas essa não é a minha ocupação principal, e o tempo é escasso para abarcar tudo. E ninguém me pode ensinar o mais importante: ver. Esse percurso é feito pelo próprio, por tentativas e erros, contornar a rotina através de exercícios que permitam melhorar a criatividade. O equipamento é apenas o mais simples. Aprender novas técnicas só desvia a atenção da fotografia para o equipamento. Nova aquisição de equipamento, maior produção, mas logo o factor novidade esmorece e os velhos problemas retornam. Somos os responsáveis pela descoberta da nossa "visão", o caminho é duro e compensador. Espero que acreditem neste trabalho mesmo não tendo investido nele o suficiente. Numa época de abundância de fotos é mais difícil ser original, mas não impossível. Sou eu mesmo. Todos os outros já existem. Na fotografia, como na vida, seguir este princípio assegura-nos que o caminho será divertido na mesma, apesar de alguns acidentes de percurso. Divirtam-se então. Tirem muitas e boas, este é o trabalho que consegui sobre a PETANCA. Alguns concelhos: -Tenham alguma habilidade, concentração, paciência, resistência e usem boas estratégias. Será um bom exercício para este Ano. Excelentes jogos e muitos bons troféus. Autor do texto: Manuel Luís Fotos: Manuel Luís Pesquisa: Manuel Luís Grato a todos que de alguma forma ajudaram na elaboração deste blogue.

5 comentários:

Carmem Dalmazo disse...

Manuel...

Estive lendo os teus textos e este me fez pensar bastante. Tudo que tu escreveu é a verdade mais pura... Gostei muito...muito!
Gostaria de poder e saber escrever assim... Explica de maneira simples um mundo tão complexo e cheio de defeitos que não precisariam existir...somos nós que os criamos.
Muito bom mesmo...
Parabéns!

anita sereno disse...

maravilhoso seu blog te sigo bjs

Pérola disse...

Uma visão só tua da fotografia.

Gostei muito da explicação.

Beijo

Beatriz Bragança disse...

Boa tarde, Manuel
Gostei de vir ao início do seu blog. Agora entendo bem o seu ponto de vista!
Muitas felicidades.
Bom fim de semana.
Um abraço
Beatriz
http://pegadasdeanjo.blogspot.com~
VIDA E PENSAMENTOS

Parapeito disse...

Cheguei ao seu blog através da Eli.
Gosto sempre de chegar à nascente.
Vou de certeza vir mais vezes.
Brisas doces *