SUPER-LUA: o mundo vive a expectativa de contemplar o fenómeno raro; com o céu aberto e maré baixa, da minha varanda ofereceu um verdadeiro ‘camarote VIP’.
Depois de passar a última semana perplexa com os desastres naturais que devastaram a costa japonesa, o mundo teve a oportunidade no sábado (19) de contemplar um fenómeno natural, literalmente, de ‘grande’ beleza: a “super-lua”. Após 20 anos, podemos ontem testemunhar (com mais intensidade) o fenómeno raro da “lua cheia de perigeu”. Este é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez em cada dois anos e meio.
"A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em Março de 1993"
Símbolo dos casais apaixonados, a grande Lua é um espetáculo encantador para os olhos e “corações”. Aqui na praia do Sul, por exemplo, o fenómeno teve tudo para ser um momento de lazer sem igual, com direito a céu aberto e maré baixa. Céu limpo, a temperatura que oscilou entre 13 e 16 graus, favoreceu as chances de uma visibilidade limpa; sem nuvens. No que se refere ao melhor lugar para assistir ao fenómeno, não há outro: a praia. Segundo dados da Marinha, até nisso fomos beneficiados. Com base na “tábua”, a partir das 16h a maré entra na sua fase de recuo, chegando a 0.0 antes da meia-noite (o que irá proporcionar com mais intensidade o reflexo da Lua na água). Há lugar mais tranquilo para assistir?
Explicações científicas:
Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante da sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da NASA.
A Lua Cheia nasceu no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima do horizonte por causa da "ilusão da lua".
Mesmo que se tenha sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado esteve a uma distância saudável - cerca de 356577 km de distância. A influência do satélite natural poderá ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar na sua maior aproximação da Terra na configuração "lua cheia", não deve afectar o equilíbrio interno da energia do planeta.
4 comentários:
Na primeira imagem defini a velocidade do obturador e a abertura conforme indico:
F/5.6
1/2000 seg.
Iso 100
Manual
Na segunda imagem, apenas reduzi para 1/1600 seg., a diferença é pequena mas vale a pena.
Experimente tirar algumas fotografias de teste para ver os resultados.
Na terceira foto aumentei F/7.1 e reduzi ainda mais 1/1250 seg.
Posição manual. Usei o tripé mas não é necessário.
Boas fotos e uma excelente Primavera.
Pois as minhas não ficaram nada de jeito.
Nem as publico!
Parabéns, pá!
Boas fotos :))
Lindas fotos, qualquer foto dela é sempre um mistério; e como mistério é envolvente, interrogativa, desafiadora e instigante.
Beleza.
Abraços
Tais Luso
Enviar um comentário