22.6.11

Toutinegra-de-cabeça-preta. Nome científico: Sylvia melanocephala

Ano Internacional da Biodiversidade.
É fantástico observar o dia-a-dia das aves em especial nesta altura da criação. As crias estão bem grandes e não deve faltar muito para saírem do ninho…Fico contente com estes resultados, e á medida que as árvores e arbustos vão ganhando dimensão, maior a probabilidade de ninhos e novas espécies, para além destas já residentes.
Alimenta-se fundamentalmente de insectos, com predilecção por ortópteros, hemípteros e larvas de lepidópteros, comendo também aranhas, entre outros. Ingere ainda diferentes tipos de frutas, desde figos, uvas, e diversos frutos silvestres, e ainda sementes de gramíneas.
Nidifica em Portugal, ocupando de forma contínua quase todo o território a sul do rio Douro. Encontra-se em geral solitária. Desloca-se em curtos voos. A sua voz é áspera porém agradável, intercalando um chilreio com uma melodia variável. Quando alarmada emite um tri-tri-tri-tri rápido e ameaçador, em tom baixo e rouco. Em muitas zonas de matos densos, esta é uma das primeiras espécies a fazer notar a sua presença com a sua típica vocalização matraqueada.
Matagal mediterrânico espesso, com densa vegetação rasteira. Presente em outros tipos de matas, desde que exista vegetação rasteira. Comum também em jardins e em grupos de árvores próximo de vivendas, hortas e mesmo em áreas suburbanas. Deslocam-se entre arbustos baixos mas por vezes também em árvores. Raramente voa grandes distâncias, deslocando-se quase sempre entre os ramos baixos de arbustos em grande actividade.
Descobri um casal de toutinegras já residente, escondi-me e fiquei a espera para ver onde tinham o ninho, para dar uma espreitadela quando não estivessem, tirei várias fotos ao macho e a fêmea, e no fim consegui tirar aos filhos, o macho não deixava as redondezas do ninho, mas lá consegui com paciência, e esperar pelo momento oportuno. O ninho foi feito num arbusto que está bem cerrado e compacto.
Os juvenis e imaturos têm a plumagem em geral mais apagada que os adultos, mas os machos apresentam a cabeça mais escura, mesmo mais que as fêmeas adultas. 

             avesdeportugal

5 comentários:

mfc disse...

Que beleza!
Fiquei aqui uns minutos maravilhado!

Adara disse...

Me encanta! que bonitas fotografías de estos bellos pajaritos.

Ah! las cigüeñas de tu entrada anterior también me gustan! :D

Un abrazo!

Crab Man disse...

Gosto do teu blog, gosto das tuas fotos e especialmente gosto destas sylviazinhas pequinas. :)

LopesCa disse...

Q lindo :)

Luuuuuua disse...

superbe fotografii:):)