Translate

Seguidores

1.8.18

Eclipse Lunar Total.

A Lua está no seu ponto mais próximo do centro da umbra da Terra.
Não foi do melhor a visibilidade, mesmo assim deu para registar a partir da umbra.
As poeiras e as luzes da Cidade, impediram uma boa focagem e uma boa visão na linha do horizonte numa noite de verão.
Uma extremidade da Lua sai da umbra terrestre.
Uma extremidade da Lua sai da penumbra terrestre. 
A Lua já sai totalmente da penumbra da Terra.
O nosso horizonte não é límpido. Temos árvores, prédios, colinas e muita luz o que não permitiu uma visualização completa, especifica.
Até 2100, não há outro igual, o difícil será vê-lo!



23 comentários:

chica disse...

Aplausos! Parabéns pelas lindas fotos obtidas! Adorei! abraços, chica

Elda disse...

Maravillosas todas las fotografías.
Yo vi el eclipse desde mi terraza, pero mucho mejor así por supuesto.
Felicitaciones por tan bellas instantáneas.
Un abrazo.

Cidália Ferreira disse...

Eu consegui ver, mas não totalmente!

Beijo e um excelente dia!

Teresinha disse...

Manuel Luís, estas foram as melhores fotografias que vi deste eclipse!
Da varanda vi-o e até o fotografei, mas nada que se compare com as suas fantásticas fotos.
Parabéns!
Beijinho amigo da
Teresinha

Maria Glória disse...

Manuel, olhe amigo, eu não consegui ver a lua, mas aqui eu consegui, muito melhor que na reportagem televisiva. A sequência de fotos está ótima, assim como, o complemento, com as tuas palavras.
Aproveito para agradecer a tua visita em meu blog, incluindo os votos pelo meu aniversário, o que desejo toda a felicidade do mundo para você, com saúde!
Um beijo amigo e muitos abraços.

Os olhares da Gracinha! disse...

Os olhares ficaram espetaculares!!!
Nós também a vimos aqui na aldeia!
...
Bj
A Ana Margarida tem uma bactéria no intestino ... de origem ainda desconhecida ... continua em recuperação mas ainda internada!!!

Graça Pires disse...

Parabéns pelas fotografias que fez do eclipse lunar. São fantásticas!
Uma boa semana.
Um beijo.

Maré Viva disse...

Como sempre, brindaste -nos com uma excelente reportagem sobre essa lua avermelhada que eu não consegui vislumbrar ao vivo... porque me atrasei nas horas. Mas tu estavas lá, para colmatar os nossos lapsos! Obrigada, Manuel Luís, pelas tuas performances.
Beijos.

Emília Pinto disse...

Querido amigo, o teu blog continua a ser um " verdadeiro hino à natureza" desde a flor mais singela ao imenso oceano, não esquecendo, passarinhos, rochas e riachos. Adorei tudo que que fotografas e contigo, lamento a irracionalidade humana que suja a água que bebe e chega um fósforo às arvores para que nenhuma reste. É que, amigo...nada arde sem lume e o que falta é colocar na cadeia os criminosos. Continua o teu " alerta " amigo, que muito agradeço. Dias maravilhosao para ti e para os teus. Um beijinho
Emilia

Afrodite disse...

As condições de visibilidade estragaram o que poderia ter sido algo tão belo, mesmo à vista desarmada! Gostei muito mais do de 2015. Esse sim permitiu fazer fotos fantásticas!

Independentemente de só em 2100 se prever outro eclipse com as características deste, haverá muito entretanto que serão tão espectaculares ou ainda mais do que este, caso as condições atmosféricas colaborem. :)

Um beijinho na claridade do luar (por acaso a lua deve estar a nascer neste preciso minuto)
(^^)

Afrodite disse...

Ah, faltou dizer o mais importante... que gostei da reportagem!
Parabéns... e obrigada!
(^^)

Ana Freire disse...

Aqui onde moro, foi um fenómeno que me passou ao lado... sem conseguir apreciar... alguma nebulosidade... e como a minha casa, fica espartilhada, entre árvores altíssimas e prédios... foi totalmente impossível de poder assistir...
E apesar de tudo, dados os inconvenientes, mencionados... estão aqui óptimos registo do eclipse... de que gostei bastante!...
Passando a deixar um beijinho, e um até breve... pois finalmente, irei então de férias, na próxima semana, depois de alguns atrasos e adiamentos...
Tudo de bom! Continuação de um excelente Verão, aí a Sul... e esperando que sem mais incêndios... tenho assistido um bocado apalermada... como é que em 6 dias, cá não se consegue apagar o incêndio de Monchique... parece-me surreal!... Esta política do deixa arder, mete-me muita confusão, em matéria de combate a incêndios...
Ana

tulipa disse...


OLÁ

Ah...também foste dos milhares que ficaram com os olhos pregados à LUA

Nesse dia no facebook não se via mais nada
todos queriam mostrar ao "outro"
quão bem fotografaram o eclipse

FELIZMENTE faço parte dos que não ficaram vidrados naquela cena
Haja Deus que somos todos diferentes

Nem me lembrei que isso ia acontecer

Momentos mais interessantes vivi nessa noite.

PARABÉNS! A sequência de fotos está ótima!

Caso te interesse:
Tenho uma reportagem sobre o PALACIO REAL DE LA GRANJA DE SAN ILDEFONSO
aqui:
http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Criei um blogue novo...
Bom fim de semana
Beijos.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Que postagem interessante.
Gosto de ler e de me
sentir aprendendo.
Bjins
CatiahoAlc.

Anónimo disse...

Hola Manuel.
Preciosas estas fotos de la luna roja, no lo pude ver, aquí no hacía buen tiempo ni noche clara para poderlo disfrutar.

Hace tiempo que no nos visitamos, he tenido un mal año, la salud no me acompaña.
Un abrazo.
Ambar

Recomenzar disse...

que bellas son tus imagenes
abrazos

manuela barroso disse...

Imagens impressionantes e belíssimas !
Bravo !
Bji

By Me disse...

Ficou espetacular ! Beijinhos, Manuel!

Maria Rodrigues disse...

Magnificas fotografias, meus Parabéns!
Peço desculpa pela ausência, mas estou agora a começar a por em dia as visitas após o regresso das férias.
Bom fim de semana.
Um abraço
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Mariazita disse...

Excelente reportagem fotográfica!
Sabendo, como sei, como é difícil fotografar a lua, tenho que dar PARABÉNS ao fotografo.

Regressei de férias (com bastante pena...) e, aos poucos, irei retribuindo as visitas recebidas no meu blog.

Votos de uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


Beatriz Bragança disse...

Amigo
Que belas fotografias!
Eu bem tentei ver a Lua, nessa noite. No andar de baixo, o meu vizinho tinha uma potente objectiva virada para a Lua, do lado Sul.
Agora agradeço a oportunidade de ver como ficou o nosso satélite,porque, naquela noite, não tive acesso a este espectáculo.
Bom domingo.
Um anraço
Beatriz

A Casa Madeira disse...

Olá, Manoel bom começo de mês
de outubro.

Carmo Santos disse...

Belissima reportagem! Parabéns pelas fotos magníficas. Bj