Translate

Seguidores

11.9.10

Kuito é uma cidade e município de Angola. É a capital da província do Bié. Até 1975 designou-se Silva Porto, em homenagem ao explorador português Silva Porto.

Alexandra Sobral ( Texto e foto retirados da sua pagina)

Não quereria ir tão longe e dizer que a Inquisição mais não é que um produto da Igreja Católica Apostólica Romana, e que esta sim é que, em parte e só em parte, determinou a pequenez de que somos, nós portugueses, basto exemplo, enquanto po...vo. Mas a verdade é que Calvino ou Lutero ao se rebelarem possibilitaram aos seus seguidores perspectivas que vieram imprimir inovação muito para além dos estritos ritos da religião. E se não gosto que mexam levianamente nos meus conceitos sobre tais matérias, no que ao transcendente, a existir, respeita, reconheço que também os não posso pretender impor a ninguém como os certos ou absolutos. A história da humanidade está pejada de exemplos de esquartejamentos às civilizações que antecedem e pior ainda alguns deles virados contra a própria natureza. Actos lamentáveis, certamente, porque demonstrativos da incapacidade de preservação inerente à arrogância que nos sub-jaz, seres humanos. Estes que aqui se vêem só são mais um exemplo, nem sequer dos piores. O que acho, e esta é a minha modesta opinião e que só a mim pretendo vincular com a mesma, é que devo manter em aberto o debate sobre este e outros actos, visando, tão só, um entendimento, o mais abrangente possível, entre o confronto, com contornos multifacetados, aqui evidenciado com o derrube desta estátua. Recordai quão frustrados, as mais das vezes, têm sido os intentos dissuasores dos julgamentos e das suas punições, basta olhar para os Estados que teimam em prosseguir e perseguir o alento da pena de morte. Nos mesmos, como sabemos, não deixaram de recrudescer os crimes hediondos que nos aterrorizam e que para os quais não é possível encontramos qualquer enquadramento à luz dos padrões que adoptamos como os que melhor, julgamos, protegem os interesses que pretendemos colectivos. E se os Romanos estruturaram uma parte do Direito aplicado em certas zonas do mundo Ocidental, não foram certamente os únicos e nem o fizeram com resultados mais eficazes do que outros mentores da regulação de interesses em conflito por esse mundo fora e que certamente só evita o caos de alguns em detrimento de muitos outros.

3 comentários:

Graça Pereira disse...

Será que o simples ( ou não) derrube de uma estátua...afugenta os fantasmas que ficaram? Será que os crucifixos retirados ás Escolas...faz diminuir a fé daqueles
que acreditam em Cristo??
Do que tem medo esta gente???
Beijo
Graça

Fernando Santos (Chana) disse...

Bela fotografia e texto...Espectacular....
Cumprimentos

Carla Brito disse...

Bem! Tem aqui fotos lindissimas!
Eu adoro fotografar, mas ainda tenho muito que aprender!
Mas gostei do que vi por aqui!!
:)

stellamaris.blogs.sapo.pt