Translate

Seguidores

16.12.18

MÃE

Só tinha 91 anos e uma vontade de viver! Acho que nunca mais irei recuperar esta perda! « Nunca mais »! Tinha tudo aquilo que eu queria.
Deixou-me, por uns tempos, só para que eu possa pôr em prática tudo aquilo que me ensinou.
Mas, estou convencido que não a vou deixar ficar mal, onde quer que esteja. Sinto sempre a sua mão, indicando o caminho certo.
As cores que são alegres, também contam: as cores fortes, cores tristes... assim é a vida, marcando contrato com o tempo. Enfim… a tempo de plantar e de colher.
 Agradeço á minha Mãe, por me ter presenteado com uma linda família.
Mãe, com o pouco que você tinha, conseguiu edificar muitos castelos, não de betão, mas de dignidade, honra e decência, visível em cada um dos seus filhos.
 Muito abrigada por tudo!
O mínimo que posso fazer, é dividir com a família os tesouros que os meus Pais me deram, para não ver a família sofrer a ausência deste casal que viveu 61 anos, lado a lado, companheiros e amigos.  O amor pelos Pais é eterno! E a falta que eles fazem também!
Hoje protejo a família com mais força que antes. Tenho a certeza,  que o vazio da partida nunca se vai preencher.
O céu ganhou mais uma estrela.


48 comentários:

Carmo Santos disse...

olá Manel!
Que bonita homenagem fazes à tua Mãe!
A tua perda é recente. Os sentimentos estão à flor da pele.
Nestas ocasiões,tudo o que se possa dizer não é suficiente para acalentar a tua dor.
Por coincidência,hoje também é o aniversário do falecimento da minha Mãe!
Para elas envio um beijo do tamanho do Mundo. Até sempre!

Teresinha disse...

Amigo Manuel Luís,
envio-lhe os meus sentidos pêsames pela perda da sua mãe.
A minha viveu 97 anos e eu gostaria de ainda sentir a sua presença física.
Ficam as memórias!
Um abraço

Majo Dutra disse...

Lamento muito, estimado Amigo.
É uma homenagem muito bonita, que qualquer mãe gostaria de ouvir.
Dias de imensa paz e carinho para si e sua família.
Abraço solidário, Manuel
~~~

chica disse...

Perda muito triste . Meus sentimentos! E fizeste uma bela homenagem à ela que ,de onde está, te cuida e sorri! abraços, chica

Marina-Emer disse...

Gracias por visitarme ,es un placer ,el Portugués lo entiendo un poco, no estuve nunca pero hace unos años me enviaban unas rosas y otros documentos preciosos de esa hermosa tierra, esta rosa que estoy viendo mientras te escribo me lo hace recordar con cariño .Felices fiestas .
Abrazos

grace disse...

Que te dizer?! Abraço-te 😍

Os olhares da Gracinha! disse...

Bela homenagem a uma mãe que sempre te amou e que continuará olhando por ti!!! 🙏

Maré Viva disse...

Manuel Luis as tuas palavras tocaram me muito porque são plenum abraço as de sensibilade! Foi algo muito lindo que dedicaste a tua mãe e tenho a certeza que tambem ela se orgulhou muito de ti.

Elvira Carvalho disse...

Sem palavras que possam mitigar a sua dor(já passei pelo mesmo) deixo um abraço e o desejo de que Deus o ajude a suportar a dor.

Graça Pires disse...

Não há nada que possa substituir uma Mãe. É muito bela e sentida a sua homenagem. Sinto consigo…
Um beijo.

Mariazita disse...

Sou fã incondicional de Carlos Drummond de Andrade – poeta brasileiro (entre outras coisas…) falecido em 1987.
Ao ler esta linda e comovente homenagem lembrei-me de um poema que acho maravilhoso, escrito pelo poeta citado, e que leio com alguma frequência, especialmente nos aniversários da minha Mãe, que me deixou há muitos anos e de quem sinto tanta falta.
Transcrevo aqui o poema como minha homenagem à senhora homenageada nesta postagem.

“PARA SEMPRE
Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite, é tempo sem hora,
Luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba,
Veludo escondido na pele enrugada,
Água pura, ar puro, puro pensamento.
Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça, é eternidade.
Por que Deus se lembra – mistério profundo – de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho.
E ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.”
Carlos Drummond de Andrade

Aproveito para desejar Boas Festas e Feliz Natal.

Votos de uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


Majo Dutra disse...

Gostava que desse a opinião sobre o soneto...

'Um Natal Feliz' no 'A Vivenciar a Vida'.

Abraço, Amigo.
~~~

Kasioles disse...

Sabes que siento muchísimo el que la hayas perdido, pero tambièn sabes que nunca se irá de tu lado, la llevas en el corazón y, desde donde esté, velará tus sueños y siempre estará pendiente de ti, de tus hermanos y de todos aquellos que quiso.
La misión de las madres no acaba nunca, son incapaces de dejar de velar por sus hijos.
Da gracias a Dios por haber disfrutado de ella y de que te ha querido muchísimo.
El tiempo es un bálsamo para curar heridas, la mía ha fallecido hace once años y la llevo en el corazón como si fuese ayer, pero su recuerdo ya no me araña el alma, he aprendido a afrontar su lejanía.
Te dejo un fuerte abrazo con mis condolencias.
Kasioles

Existe Sempre Um Lugar disse...

Desejo-lhe um Natal cheio de bênção e alegria. Feliz Natal!
AG

Afrodite disse...


Só cheguei agora aqui no teu blogue... ainda não tinha lido a tua última publicação e fiquei muito triste e chocada.
Ia lá deixar-te os votos de um Feliz Natal... mas não te sabia de luto... e tão recente! :(

Desculpa só agora me inteirar... fica com um forte e sentido abraço.
Muita força... e não deixes de festejar com alegria o Natal... para que a sintas viva ao pé de toda a família.

Beijinhos Manuel

Mariazita disse...


Hoje venho trazer os meus votos de Boas Festas. Para o efeito faço-me acompanhar das palavras do grande escritor Charles Dickens, que expressam o meu verdadeiro sentir:
“Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo.
Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo todo o ano.
Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom. Um bem, perdão, generosidade, época agradável. Uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!”

QUE DEUS ABENÇOE O SEU NATAL É O QUE, DO FUNDO DO CORAÇÃO, DESEJO A SI E A TODOS OS SEUS ENTES QUERIDOS.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Ana Freire disse...

Ficou lindo, o teu blog, decorado com a tua estrela mais bonita!...
Vinha desejar-te um bom Natal... e fiquei de coração partido, sabendo que estás a braços, com tamanha perda, por estes dias...
Uma linda homenagem que muito me sensibilizou... pois a minha já tem alguma idade, e todos os dias, sinto que a perco um pouco mais, tantas são as suas complicações de saúde... o que vai tornando cada vez mais difícil, ir mantendo tudo minimamente estabilizado... sem lhe ir diminuindo o ânimo...
Lamento imenso, a tua perda, Manuel! Ainda assim, não deixes de celebrar o Natal, como se ela estivesse presente... pois de alguma forma... eu creio que deva estar... e a melhor homenagem, será mesmo celebrar o Natal, contando com ela... e do jeito de sempre... que ela gostaria...
Bom Natal, para vocês! Com saúde e paz!...
Beijinho! Tudo de bom!
Ana

Maria Rodrigues disse...

Manuel, os meus sinceros sentimentos pela partida da sua adorada mãe.
Aqueles que amamos permanecem eternamente no nosso coração, apenas se ausentam um pouco mais cedo que nós.
Desejo-lhe um Santo Natal e um bom Ano Novo.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Fê blue bird disse...

Perdi a minha à pouco tempo também, é uma dor e um saudade que nunca desaparece. Mudei desde então, um pouco de mim morreu com ela.
Beijinho solidário

A Casa Madeira disse...

Oi Manoel, passando para te desejar uma boa
entrada de ano;

By Me disse...

Lamento essa perda irrecuperável e irreparável. Mas tu sabes que o céu ganhou uma estrela. E a tua querida mãe faz agora parte dos planos de Deus E os planos de Deus são diferentes em tudo dos planos dos homens. Deus é Amor. Um Amor raramente aprendido pelos homens, a maioria fica aquém.

Beijinhos para ti Manelito e Força para retomares a tua vida e continuares com os ensinamentos que a tua mãe te deixou.

Majo Dutra disse...

Um Bom Ano Novo especial para si, seus amados
e para a humanidade. 🍀🍀🍀
O meu abraço, Manuel.
~~~~

saudade disse...

Os que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós. Beijo de....
Saudade

Ani Braga disse...

Olá Manuel querido



A saudade é um sentimento dolorido, mas espero que com o passar do tempo ela se torne mais amena.


Desejo que 2019 te traga muitas alegrias e grandes realizações.


Beijos
Ani

Mariazita disse...

Bom dia e bom Ano!
Aqui estou para desejar uma BOA PASSAGEM DE ANO.
Queria trazer algo especial para o Ano Novo… mas tive um problema:
Como posso embrulhar toda a minha Amizade, um grande abraço e muitos beijos? Impossível!
Então… decidi oferecer uma frase do nosso imortal LUIZ DE CAMÕES:
“Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.
Meditemos nisto e façamos do ano que vai começar UM ANO VERDADEIRAMENTE NOVO.
FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2019!

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Gracita disse...

Olá Manuel
Emocionante a homenagem que fazes à tua amada mãe. O céu ganhou mais estrela e de lá ela vai continuar iluminando-te.
Que no Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!Feliz 2019 para você sua família
Um abraço

Tais Luso de Carvalho disse...

Nossa!!! Que emocionante o texto para sua mãe!
Desejo a você um lindo ano, com alegrias, saúde e paz! Que seja o ano campeão para coisas positivas!
Beijo, Manuel Luis!

Kasioles disse...

Muchas gracias.
Igualmente deseo, tanto para ti como para tu familia, una feliz salida y entrada de este nuevo año 2019.
Cariños.
kasioles

Ulisses de Carvalho disse...

Espero que, apesar disso, este novo seja um bom ano para ti, Manuel, abraço.

Fá menor disse...

Sei essas dores...

Mas cada coisa tem o seu tempo e há um tempo para tudo.

Resta sempre uma presença que permanece em nós, e isso é bom.

Que 2019 venha com o seu tempo Novo e lhe traga tudo o que de bom mais desejar!

Abraço!

jorge esteves disse...

A quem o souber - com esse saber que só é feito de afecto - cabe alimentar esse jardim que é a memória. Aí permanecem eternos os que nos deixaram esse saber feito.
Que, hoje, tão visível lhe parece.
Abraço.
jorge

www.tintapermanente.pt

Jaime Portela disse...

Uma bonita homenagem. E nunca são demais todas as homenagens que possamos fazer às nossas mães.
Caro Manuel Luís, um bom fim de semana.
Abraço.

Ana Freire disse...

Passando para te deixar um beijinho, e desejar um 2019, incomparavelmente melhor, do que o ano que terminou!
Tudo de bom!
Ana

Maré Viva disse...

Olá Manuel Luis! Como vais neste novo ano? Espero que a tua saudade perdure, mas a dor se suavize... Tudo de bom para ti e os teus, neste ano de 2019!
Um abraço.

Teresa Almeida disse...

Tristes, muito tristes estas perdas! Perdi a minha mãe o ano passado. Como dói escrever isto!
Meus sentimentos, amigo Manuel Luís.


Lamento a dificuldade que tens em entrar no meu blogue. Não compreendo o que se passa.

Desejo-te um bom 2019.

Beijo meu.

Beatriz Bragança disse...

Amigo Manuel
Que bela e sentida homenagem presta à senhora sua Mãe!
Os meus mais sentidos pêsames pela sua perda. Sei bem aquilo por que está a passar. É extremamente difícil recompormo-nos, quando tal nos acontece.
Muita força, saúde e coragem.
Um grande abraço
da
Beatriz

tulipa disse...


Começas o post escrevendo:
Só tinha 91 anos...
O que direi eu:
Só tinha 58 anos, tão nova e deixou-me quando eu mais precisava dela!!!

Para aqueles que ainda têm Mãe, eu costumo dizer que são uns sortudos, nem sabem a sorte que têm!
SIM, porque lá diz o ditado:
Quem tem Mãe tem tudo, quem não tem Mãe não tem NADA

e eu infelizmente desde os meus 20 anos que faço parte dos que:
quem não tem Mãe não tem NADA

e isso DÓI, DÓI MUITO

Manuel
Os meus sentidos pêsames pela tua perda.

Obrigada pela tua visita ao meu blogue.
HOJE fiz um post novo
se quiseres ver, aqui está:
http://meusmomentosimples.blogspot.com/

Para ti, um excelente ano com saúde!

ANO NOVO, VIDA NOVA
e, decidi que iria todos os dias fazer uma caminhada de 25 minutos
Ora pois, eu até fiz 3 ou 4 e fiquei de cama com uma faringite, ainda hoje estou sem voz, dores de garganta, chiadeira nos brônquios, porque...está muito frio. Não dá para continuar pelo menos para já...
Bjs da Tulipa

Maria Rodrigues disse...

Manuel, passando para desejar uma excelente semana.
Um abraço
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Magui disse...

"Só tinha 91 anos..."
Os nossos pais nunca envelhecem aos nossos olhos.
Bonito

Ana Freire disse...

O cabeçalho do blogue está lindo! Adorei ver!...
Agora é a minha vez, de andar um pouco mais ausente... também por questões de saúde da minha mãe... no momento, uma insuficiência respiratória! A ser tratada em casa, gradualmente... com medicação para tratar a insuficiência cardíaca, muito especial... com um montão de exames e consultas à mistura, para ir controlando tudo... e evitando hospitais... que estão atolados em casos de gripes, e infecções pulmonares... o que representa um risco acrescido, para este género de situação... enfim!... Temos de cuidar de quem já cuidou de nós!...
Beijinho! Sempre que for dando, no entanto, venho espreitar as novidades, por aqui!... Bom fim de semana!
Ana

Quase Cinderela disse...

Lamento muito a perda.
Mãe é insubstituível, inesquecível...
Gostei muito do blogue.
Beijinho e muita força

Kalinka disse...


FEVEREIRO começou e merece um post
o outro já foi de DEZEMBRO
e Janeiro, nada!
...
MANUEL
A VIDA CONTINUA
...
JANEIRO para mim foi terrível
quero esquecê-lo mesmo!

E...o fim de semana passou a correr...
não é, que me incomode
pois para mim é sempre fim de semana
Mas, o tempo voa!...

Cá para os meus lados fala-se de viagens e fotografia
são o meu forte...

Por aqui tenho 2 posts mais recentes
aqui:
http://pensamentosimagens.blogspot.com/

http://tempolivremundo.blogspot.com/

Boa semana!
Beijinhos, Tulipa

Elda disse...

Hola Manuel. Un entrada preciosa dedicada a la persona más importante que existe en la vida, la que da amor sin esperar nada, y enseña el camino desde un principio, y siempre tan abnegadas.

Siento mucho la perdida, pero es algo a todos nos llega.
Un abrazo.

P.D. Me resulta muy dificultoso leer en tu idioma porque no tienes traductor incorporado, de todos los modos, algo capto.

Branca disse...

Mãe deveria ser eterna...

Maria Helena Leandro disse...

Boa noite! Manuel
Abraço, paz para os dias
Maria H.Leandro

Ana Freire disse...

Aproveitando que passei por aqui, a espreitar se haveria alguma novidade que me tivesse escapado, mais recentemente... deixo um beijinho... e fico à espera, que este teu espaço... "Primaveresça", em breve!...
Também tenho andado mais ausente, por conta da saúde da minha velhota... mas, devagarito, lá se tem aguentado!... Melhorou, entretanto começou a apresentar alergia a um medicamento... e agora, tem estado a recuperar de novo... sem o mesmo... mas tem sido uma fase terrível, cheia de sobressaltos, desde o início, deste ano...
Tudo de bom!... Fico aguardando, por uma imagem bem primaveril, por aqui, qualquer dia destes...
Ana

hanna disse...

Hermoso tu sentir para el amor incondicional que ella te dio, bella foto de tu madre y muy buenas fotografías en tu post lleno de emociones y sentimientos. Ella siempre estará cerca, beso.

rosa-branca disse...

Amigo Manuel, como não vinha aqui há algum tempo andei a ler as tuas postagens. Não fiques triste por preferes a tua mãe. Fica feliz porque a tiveste esses anos todos. A minha era viva e eu nunca a tive. Chorei uma vida inteira por a não ter. Andei de casa em casa... enfim! Não foi fácil. Deixo-te aqui o meu abraço apertadinho e junto está frase: As mães não morrem. Elas só partem antes de nós. Estará sempre guardada num cantinho só teu. Beijinhos com muito carinho